Menu

Pré-evento 2

PRÉ-EVENTO 2 – Lançamento de Publicações

DIA 13/06

HORÁRIO: 19H

SALA 1: Urbanização de Favelas no Brasil: Trajetórias de Políticas Municipais

ORGANIZADORES/DEBATEDORES:

  • Madianita Nunes da Silva
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • CURRÍCULO: Professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná e integrante do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.
  • Adauto Lúcio Cardoso
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    • CURRÍCULO: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular do Insituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Observatório das Metrópoles. Tem experiência na área de Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Habitacional, Instrumentos de Regulação do Uso do Solo Urbano.
  • Rosana Denaldi
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal do ABC (UFABC)
    • CURRÍCULO: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1986), especialização em Política Habitacional e Urbana pelo IHS – Institute for Housing and Urban Development Studies (Roterdam, 1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Foi secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Santo André. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do ABC, vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e ao Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. É coordenadora do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos (LEPUR). Tem experiência na área de habitação e planejamento urbano, atuando principalmente com os temas: política habitacional, urbanização de favelas, gestão urbana e ambiental, planejamento urbano.

APRESENTADORAS:

  • Madianita Nunes da Silva
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • CURRÍCULO: Professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná e integrante do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.
  • Fernanda Lima Silva
    • FILIAÇÃO: Pós-doutoranda em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).
    • CURRÍCULO: Doutora (2019) e Mestre (2014) em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), graduada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas, pela pesquisa Dados à prova dágua: engajando stakeholders na governança sustentável dos riscos de inundação para resiliência urbana. Já atuou em posições de direção em organizações não-governamentais internacionais vinculadas a temas habitacionais, como Rede Internacional de Ação Comunitária (organização brasileira afiliada ao Slum Dwellers International -SDI) e TETO. Tem experiência na área de Administração Pública com ênfase nas seguintes temáticas: burocracia governamental, capacidade estatal e políticas públicas, particularmente as relacionadas com habitação e assistência social.
  • Danielle de Melo Rocha
    • FILIAÇÃO: Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPR) e integrante do Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles
    • CURRÍCULO: Arquiteta-urbanista (UFPE, 1990) com especialização em Cartografia Aplicada ao Geoprocessamento (UFPE, 1994), mestrado em Geografia (UFPE, 2000) e doutorado em Geografia e Ordenamento Territorial (Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, França, 2010), pós-doutorado de fixação de Pesquisador (FACEPE/CNPQ, 2012 a 2014). Atuou por 15 anos (1991 a 2005) nas administrações públicas (municipal, estadual e federal) coordenando projetos de desenvolvimento urbano. Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UFPE). Líder e pesquisadora da Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (CIAPA /UFPE). Membro da Comissão de Direitos Humanos da UFPE e do Conselho Diretivo da RED ULACAV. Pesquisadora do Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais (Observatório PE/UFPE). Representante da UFPE no Conselho da Cidade do Recife (Concidade) e no Fórum do PREZEIS. Atua nas áreas de desenvolvimento, planejamento e gestão urbanos e regional; políticas públicas; urbanização e regularização fundiária; habitação social e legislação urbanística.

LINK: Sala teams 1

SALA 2: Sustentabilidade, Mito e Meta: O Desenvolvimento Urbano e Territorial, Práticas e Perspectivas

Aqui você encontra o ‘CADERNO DEMONSTRATIVO DE CONTEÚDOS DO LIVRO’:

“SUSTENTABILIDADE MITO E META. DESENVOLVIMENTO URBANO E TERRITORIAL, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS

Baixe aqui

ORGANIZADORES/APRESENTADORES:

  • Cristina Araujo-Lima (UFPR)
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • CURRÍCULO: Arquiteta Urbanista, docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora da UFPR, em Curitiba. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (PPGMADE/UFPR), realizou estágios e residência de pós-doutoramento na ENSAPBX (Bordeaux, França, 2011), e Barcelona (UPC, 2019-20). É professora orientadora de doutorado e mestrado nos programas de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento PPGMADE e de Mestrado em Planejamento Urbano PPGPU, da UFPR, e em outros programas como convidada no Brasil e exterior. Coorientadora de doutorado na Universidade de Bordeaux, parceira de pesquisa do laboratório PAVE da ENSAPBx. Coordena o Grupo de Pesquisa Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas CIMAPP. Investiga as correlações entre urbanismo e meio ambiente urbano no contexto do planejamento urbano territorial e projeto urbano. É palestrante, autora de artigos e capítulos de livros. Organizadora de coletâneas e eventos locais, nacionais e internacionais com universidades conveniadas. Coordenadora geral do XIV SIIU CURITIBA 2022 em parceria com UFSC, UEL, UEM e as universidades UPM Madri e UPC Barcelona (Espanha) organiza mesa de debates com colegas sobre novo livro sobre sustentabilidade, no viés do planejamento em geral e pelas intervenções dos arquitetos urbanistas.
  • Renato Balbim
    • FILIAÇÃO: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada DE Brasília (IPEA-Brasilia)
    • CURRÍCULO: Doutor em Geografia Humana – USP (2003), Pesquisador do Institut Français d`Urbanisme (2001), Especialista em reestruturação urbana pela Universidade de Paris I Pantheon-Sorbonne (1998), Especialista em Políticas Públicas Urbanas na ENA (École Nacional d`Administration) em Paris (2013). Desde junho de 2009 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, onde foi Assessor Técnico da Presidência e Coordenador de Projetos da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais DIRUR/IPEA. Atualmente representa o IPEA no Conselho de Assuntos Federativos da Presidência da República, no Observatório dos Consórcios Públicos e da Federação, no Conselho Nacional das Cidades e no Grupo de Trabalho Interministerial pelo Pacto da Mobilidade Urbana. Além disso, coordena as pesquisas da área urbana do IPEA com a Agence Française de Développement e com o ITDP. Desde 2012 faz parte do Conselho Editorial da Revista da Associação Nacional de Transportes Públicos ANTP. Foi consultor do Cities Alliance Banco Mundial, em 2005. Foi professor universitário (substituto) na Universidade Estadual Paulista – UNESP (2003), no Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e na Universidade de Brasília – UNB (2004) curso de geografia humana. Trabalhou no Ministério das Cidades em diversos cargos (2003) onde coordenou equipes de trabalho envolvendo governos locais, ministérios e organismos internacionais (Cooperações técnicas com Itália, Espanha e França, UNESCO, ABC, IPHAN, RFFSA, Ministérios do Planejamento, Previdência e Cultura). Desenvolveu pesquisas sobre mobilidade urbana no Instituto Francês de Urbanismo (2001).
  • Joaquín Sabaté Bel
    • FILIAÇÃO: Universidad Politécnica de Cataluña · Barcelona Tech (UPC-Barcelona)
    • CURRÍCULO: É professor de Urbanismo, professor e pesquisador da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) em Barcelona (Espanha) desde 1976. Doutor, arquiteto e Bacharel em Ciências Econômicas, fundador do Laboratório Internacional de Paisagens Culturais e diretor das revistas Identidades: Território, Cultura, Patrimônio (ID) e Cadernos de Pesquisa Urbana (QRU). Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Conferências e cursos em várias universidades europeias, americanas e asiáticas. Investigação sobre o estudo dos instrumentos, métodos e teorias do projeto urbano e territorial e sobre a relação entre os recursos patrimoniais e o desenvolvimento local. Tudo isso se traduz em cerca de trezentos livros, capítulos de livros e artigos em revistas especializadas e na orientação de cerca de sessenta teses de doutorado e cento e cinquenta teses de mestrado. Autor de pesquisas e trabalhos sobre planejamento urbano e territorial na Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Itália e Uruguai. Ele dirige várias investigações sobre recursos culturais nesses países. Em três ocasiões distinguido nos concursos para o Prémio Nacional de Urbanismo de Espanha (investigação, planejamento e reabilitação). Em 2007, recebeu o Prêmio de Urbanismo Catalão e em 2011, o Prêmio Especial do Patrimônio Catalão. Assessor e avaliador de atividades de pesquisa na Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Peru e Uruguai. Coordenador e entre 2005 e 2013 e Presidente do European Postgraduate Masters of Urbanism, um consórcio de quatro universidades (Delft, Lovain, Veneza e Barcelon/UPC) para ensinar um primeiro Mestrado Europeu em Urbanismo. Entre 1992 e 1999 Diretor do Departamento de Urbanismo e Ordenamento do Território da Universidade Politécnica da Catalunha e, entre 2017 e 2021 vice-diretor da ETSAB.

APRESENTADORES:

  • Tomaz Longhi-Santos
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • CURRÍCULO: Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2010), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2017) com período de treinamento no Instituto Argentino de Nivologia e Glaciologia – IANIGLA, Mendoza, AR. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná – UFPR e coordena o Laboratório de Apicultura e Meliponicultura – LAM e o Laboratório de Natureza, Sociedade e Desenvolvimento – LNSD. É também professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – PPGMADE – UFPR. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ecologia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Dendrocronologia e Dendroecologia, Conservação da Natureza; na área de Apicultura, com ênfase nos seguintes temas: Pasto Apícola, Manejo de colônias, Capacidade de Suporte do Pasto Apícola; e também na área de Ciências do Ambiente, com ênfase em: Natureza, Sociedade e Desenvolvimento.
  • Joaquín Sabaté Bel
    • FILIAÇÃO: Universidad Politécnica de Cataluña · Barcelona Tech (UPC-Barcelona)
    • CURRÍCULO: É professor de Urbanismo, professor e pesquisador da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) em Barcelona (Espanha) desde 1976. Doutor, arquiteto e Bacharel em Ciências Econômicas, fundador do Laboratório Internacional de Paisagens Culturais e diretor das revistas Identidades: Território, Cultura, Patrimônio (ID) e Cadernos de Pesquisa Urbana (QRU). Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Conferências e cursos em várias universidades europeias, americanas e asiáticas. Investigação sobre o estudo dos instrumentos, métodos e teorias do projeto urbano e territorial e sobre a relação entre os recursos patrimoniais e o desenvolvimento local. Tudo isso se traduz em cerca de trezentos livros, capítulos de livros e artigos em revistas especializadas e na orientação de cerca de sessenta teses de doutorado e cento e cinquenta teses de mestrado. Autor de pesquisas e trabalhos sobre planejamento urbano e territorial na Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Itália e Uruguai. Ele dirige várias investigações sobre recursos culturais nesses países. Em três ocasiões distinguido nos concursos para o Prémio Nacional de Urbanismo de Espanha (investigação, planejamento e reabilitação). Em 2007, recebeu o Prêmio de Urbanismo Catalão e em 2011, o Prêmio Especial do Patrimônio Catalão. Assessor e avaliador de atividades de pesquisa na Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Peru e Uruguai. Coordenador e entre 2005 e 2013 e Presidente do European Postgraduate Masters of Urbanism, um consórcio de quatro universidades (Delft, Lovain, Veneza e Barcelon/UPC) para ensinar um primeiro Mestrado Europeu em Urbanismo. Entre 1992 e 1999 Diretor do Departamento de Urbanismo e Ordenamento do Território da Universidade Politécnica da Catalunha e, entre 2017 e 2021 vice-diretor da ETSAB.
  • Cyro Correa Lyra
    • FILIAÇÃO: Empresa Resgate: Consultoria em Patrimônio
    • CURRÍCULO: É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializou-se em Conservação e Restauração Arquitetural no ICCROM – International Centre for the Study of the Preservation and the Restoration of Cultural Property, em Roma e doutorou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É aposentado do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, instituição onde exerceu diversos cargos de direção. Depois de lecionar na Universidade Federal do Paraná durante vinte anos transferiu-se para a Universidade Federal Fluminense onde lecionou por mais duas décadas antes de se aposentar. Atuou como arquiteto em Brasil e Angola, coordenando planos de preservação e revitalização de áreas urbanas e centros históricos além de projetos de restauro e reutilização de edificações de valor cultural. Prestou consultoria para o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento na análise de projetos de conservação e requalificação e na avaliação de candidaturas de cidades do Peru e de Angola ao título de Patrimônio Mundial. Autor de livros e artigos sobre preservação do patrimônio cultural participou como professor em cursos de especialização em restauro desenvolvidos nos estados da Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná e Pernambuco. Atualmente, dirige a empresa Resgate. Consultoria em Patrimônio, sediada no Rio de Janeiro.
  • Renato Balbim
    • FILIAÇÃO: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada DE Brasília (IPEA-Brasilia)
    • CURRÍCULO: Doutor em Geografia Humana – USP (2003), Pesquisador do Institut Français d`Urbanisme (2001), Especialista em reestruturação urbana pela Universidade de Paris I Pantheon-Sorbonne (1998), Especialista em Políticas Públicas Urbanas na ENA (École Nacional d`Administration) em Paris (2013). Desde junho de 2009 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, onde foi Assessor Técnico da Presidência e Coordenador de Projetos da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais DIRUR/IPEA. Atualmente representa o IPEA no Conselho de Assuntos Federativos da Presidência da República, no Observatório dos Consórcios Públicos e da Federação, no Conselho Nacional das Cidades e no Grupo de Trabalho Interministerial pelo Pacto da Mobilidade Urbana. Além disso, coordena as pesquisas da área urbana do IPEA com a Agence Française de Développement e com o ITDP. Desde 2012 faz parte do Conselho Editorial da Revista da Associação Nacional de Transportes Públicos ANTP. Foi consultor do Cities Alliance Banco Mundial, em 2005. Foi professor universitário (substituto) na Universidade Estadual Paulista – UNESP (2003), no Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e na Universidade de Brasília – UNB (2004) curso de geografia humana. Trabalhou no Ministério das Cidades em diversos cargos (2003) onde coordenou equipes de trabalho envolvendo governos locais, ministérios e organismos internacionais (Cooperações técnicas com Itália, Espanha e França, UNESCO, ABC, IPHAN, RFFSA, Ministérios do Planejamento, Previdência e Cultura). Desenvolveu pesquisas sobre mobilidade urbana no Instituto Francês de Urbanismo (2001).
  • Maria Inês Sugai
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    • CURRÍCULO: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, título de Mestre e de Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Desde 1979 é docente da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atualmente é Professora Associada e leciona no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no PGAU-Cidade (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade) e no PósArq (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), todos da UFSC. Foi Coordenadora do PGAU-Cidade no período 2010-2012, Sub-Coordenadora do PGAU-Cidade na gestão 2008-2010, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFSC, no período 2004-2006, Sub-Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo no período 2004-2005 e membro da Câmara de Ensino de Graduação da UFSC, período 2004-2006. Foi membro da diretoria da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), gestão 2009-2011. Coordena o grupo de pesquisa SITUS- Território, Arquitetura e Cidadania, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo/CTC/UFSC. Foi membro do CONCIDADES, Conselho Estadual das Cidades do Estado de Santa Catarina, como representante da UFSC. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e em Projeto Arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: planejamento urbano, segregação socioespacial, informalidade urbana, habitação de interesse social.
  • Mariano de Matos Macedo
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • CURRÍCULO: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado pelo Instituto de Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), aposentado desde 2014. Professor associado da Universidade Federal do Paraná, desde 1980. Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano – PPU da UFPR (Disciplina: Tecnologia e Inovação, Espaço e Território). Ex-Diretor de Políticas Sociais do IPEA. Ex-Diretor Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES. Já elaborou relatórios técnicos para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP), FAPESP, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-SP), SOFTEX e Fundação Oswaldo Cruz (RJ). Atua como consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégico (CGEE) na área de CT&I. Dedica-se à área de Economia Regional e Urbana e aos seguintes temas: padrões de desenvolvimento; C&T, espaço e territórios; indicadores e políticas de ciência, tecnologia e inovação; e políticas de inovação e planejamento urbano.
  • Marta Maria Lagreca de Sales
    • FILIAÇÃO: Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (AEAUSP)
    • CURRÍCULO: Arquiteta e urbanista. Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora de Instituição de Ensino Superior, atualmente leciona na Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – Escola da Cidade (AEAUSP). Possui mais de 20 anos em coordenação e elaboração de planos e projetos urbanos, envolvendo operações urbanas, infraestrutura, habitação e recuperação ambiental em áreas de baixa renda, com financiamento de agentes internacionais. Atualmente atua junto a Diagonal em São Paulo-SP.
  • Silvia Puccioni
    • FILIAÇÃO: Escritório Resgate -Rio de Janeiro
    • CURRÍCULO: engenheira civil, com especialização em Restauração de Estruturas Antigas pela UNIROMA – Università degli Studi di Roma, em Conservação do Patrimônio Arquitetônico pela Université de Leuven, em Conservação e Restauração de Patrimônio de Terra Crua pela CRATERRE – Université de Grenoble. Mestre em Arquitetura na UFRJ e de Mestre em Arqueologia no Museu Nacional da UFRJ.  Atuou no Brasil, na Itália e em Angola, desenvolvendo  projetos e coordenando obras de consolidação de ruínas, de contenção de encostas e de restauração de edificações antigas.  No campo da arqueologia atuou em projetos de pesquisa e monitoramento de escavações, em obras de anastilose de edificações arruinadas e em trabalhos de monitoramento e salvamento de patrimônio histórico e arqueológico.

LINK: Sala Teams 2

SALA 3: Cidades Africanas: Diálogos Necessários

ORGANIZADORES:

  • Celine Veríssimo
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) DALE/UFBA
    • CURRÍCULO: Arquiteta pela Escola Superior de Tecnologias Artísticas de Coimbra-ARCA/ETAC, mestre em Arquitetura Sustentável pela Universidade de Chiba (Japão), doutora pela The Bartlett Development Planning Unit – University College London. Realizou pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento. É vice-líder do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – MALOCA/UNILA e integrante do grupo de pesquisa ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, vinculado à UFBA.
  • João Pena
    • FILIAÇÃO: Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) DALE/UFBA
    • CURRÍCULO: Urbanista, graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou doutorado sanduíche no Amsterdam Institute for Social Science Research (AISSR), da Universidade de Amsterdã (UvA). É Analista Técnico de Urbanismo do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), integrante do grupo de pesquisa ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, vinculado à UFBA. Interessa-se pela relação entre espaço urbano, raça, gênero e sexualidade.
  • Murad Jorge Mussi Vaz
    • FILIAÇÃO: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) DALE/UFBA
    • CURRÍCULO: Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pós-doutor em Arquitetura pela FA Ulisboa e em Geografia pela Eduardo Mondlne, Maputo. Professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR. Pesquisador vinculado ao DALE-UFBA- Decolonizar a América Latina e seus espaços. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Geografia Urbana, com ênfase em projetos integradores de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve, anualmente, oficinas sobre o papel social da arquitetura e urbanismo em Maputo, MOZ. Atua, principalmente, nos seguintes temas: papel social do arquiteto urbanista, urbanidade, espaço urbano, interface edifício e cidade, arquitetura e cidades moçambicanas, intersecção entre raça, gênero e cidade, e espaço público.

APRESENTADORES:

  • Ângela Mingas
    • FILIAÇÃO: Universidade Lusíada de Angola
    • CURRÍCULO: Angolana, Arquiteta, licenciada e mestre pela Universidade Técnica de Lisboa e Universidade do Porto. A sua formação inclui ainda Pedagogia e Antropologia do Espaço. Professora e Investigadora com particular interesse para a Teoria da Arquitetura Africana. Fundadora do Departamento de Arquitetura e do Centro de Estudos e Investigação Científica de Arquitetura da Universidade Lusíada de Angola. Curadora do Fórum de Arquitetura de 2006 a 2021 tendo conquistado o “African Architecture Award” na categoria de Diálogo Crítico no ano de 2017 na cidade de Cape Town, África do Sul. Publicou os livros “Modernismo Luanda” (2011), “Centro Histórico de Luanda” (2016) e de diversos ensaios em publicações coletivas. Passou pela política como Consultora do Conselho de Ministros de 2009 a 2012 e posteriormente a convite do atual presidente da República de Angola, João Lourenço, foi indigitada Secretária de Estado para o Ordenamento do Território em Luanda, cargo que exerceu entre Outubro de 2017 até Novembro de 2018. É Professora Associada de Arquitetura, Sócia do Atelier de Arquitetura AMA, Assessora Académica da Universidade Lusíada de Angola, Diretora do Centro de Estudos e de Investigação Cientifica de Arquitetura (CEICA) e membro do Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Universidade de Lisboa. Atualmente está a preparar a sua Tese de Doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, versando os Musseques de Luanda, os seus signos espaciais identitários e suas dinâmicas de crescimento e sedimentação na leitura do tecido urbano.
  • Henrique Cunha
    • FILIAÇÃO: Professor Visitante da Universidade Federal da Bahia – PPGUA-UFBA
    • CURRÍCULO: Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine – Nancy – França (1983). Mestre em Historia (DEA) Faculdade de Letras de Nancy- França (1981). Pós-doutoramento em Engenharia – Universidade Técnica de Berlin – Bolsista DAAD – do governo Alemão (1985). Livre Docente da Universidade de São Paulo ( Titulo de Pós-doutoramento com tese e concurso publico ) (1993). Professor da Universidade de São Paulo (1984- 1994). Pesquisador Sênior e Chefe de Departamento – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT (1987- 1995). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (1994- 2020). Professor Visitante da Universidade Federal da Bahia (2020). Leciona as disciplinas de graduação e Pós-graduação de : Historia dos Afrodescendentes; Urbanismo Africano; Bairros negros; Ciência tecnologia e Sociedade; Planejamento Energético. Pesquisa urbanismo Africano; Bairros negros;. Educação da população negra; . Tecnologias Africanas na Formação do Brasil. Orientou 30 teses de doutoramento e 50 mestrados. Trabalha com a teoria da Complexidade Sistêmica e a Transdisciplinaridade. Cursou Especialização em Cidades (2016). Tem Curso Técnico da Acupuntura na Mãos – (2016). Cursou Especialização em Projeto Arquitetônico Contemporâneo: Teoria e Pratica (Universidade Federal do Ceará – 2019 a 2022). Autor de Tear Africano – Contos – Autor de Espaço Publico, Urbanismo e Bairros Negros – Editora Appris- (2020).
  • Arquiteto Luiz Guilherme Pires
    • FILIAÇÃO: EtniCidades/PPGAU/UFBA
    • CURRÍCULO: Arquiteto e urbanista com especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade pela UFBA. Mestrando em arquitetura e urbanismo pelo PPGAU/UFBA. É membro e pesquisador do grupo de pesquisa EtniCidades/FAUFBA. Possui experiência em projetos voltados para povos e comunidades tradicionais de matriz africana (povos de terreiro e quilombolas). Tem interesse nas questões étnico-raciais e suas implicações no campo da arquitetura, urbanismo e cidade.
  • Celine Veríssimo
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) DALE/UFBA
    • CURRÍCULO: Arquiteta pela Escola Superior de Tecnologias Artísticas de Coimbra-ARCA/ETAC, mestre em Arquitetura Sustentável pela Universidade de Chiba (Japão), doutora pela The Bartlett Development Planning Unit – University College London. Realizou pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento. É vice-líder do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – MALOCA/UNILA e integrante do grupo de pesquisa ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, vinculado à UFBA.
  • Murad Jorge Mussi Vaz
    • FILIAÇÃO: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) DALE/UFBA
    • CURRÍCULO: Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pós-doutor em Arquitetura pela FA Ulisboa e em Geografia pela Eduardo Mondlne, Maputo. Professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR. Pesquisador vinculado ao DALE-UFBA- Decolonizar a América Latina e seus espaços. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Geografia Urbana, com ênfase em projetos integradores de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve, anualmente, oficinas sobre o papel social da arquitetura e urbanismo em Maputo, MOZ. Atua, principalmente, nos seguintes temas: papel social do arquiteto urbanista, urbanidade, espaço urbano, interface edifício e cidade, arquitetura e cidades moçambicanas, intersecção entre raça, gênero e cidade, e espaço público.

LINK: Sala Teams 3

Universidade Federal do Paraná
XIV Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo – XIV SIIU Madrid | Curitiba 2022

PPU | UFPR - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Bloco 1 - Centro Politécnico - Jardim das Américas
81531-970 | Curitiba |
siiucuritiba@ufpr.br
(41) 3361-3702
Universidade Federal do Paraná
XIV Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo – XIV SIIU Madrid | Curitiba 2022

PPU | UFPR - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Bloco 1 - Centro Politécnico - Jardim das Américas
81531-970 | Curitiba |
siiucuritiba@ufpr.br
(41) 3361-3702

Editora UFPR nas Redes Sociais


Editora UFPR nas Redes Sociais