Linhas de Investigação

O objetivo do SIIU é compartilhar estudos sobre diversos temas da área de urbanismo, principalmente na América Latina e na Europa. O mapa de pesquisa reúne uma constelação de linhas em torno de dois grandes blocos temáticos: ‘Teoria e história urbana’, e ‘Os desafios da cidade e do território no século XXI’. Também propõe uma abordagem de cada bloco temático a partir de três escalas espaciais diferenciadas: o território, a cidade e o lugar.

B1_TEORIA E HISTÓRIA DA CIDADE E DO TERRITÓRIO

As investigações incluídas neste bloco serão orientadas para aprofundar o conhecimento da história da cidade e as bases do urbanismo e planejamento urbano modernos; teorias urbanas contemporâneas; as mudanças sociais e sua relação com o urbanismo, com o planejamento e a construção da cidade.

B2_ OS DESAFIOS DA CIDADE E DO TERRITÓRIO NO SÉCULO XXI

Este bloco inclui reflexões sobre a cidade e o território a partir dos grandes desafios que se enfrenta no atual contexto de transição eco-social. Eles estão incluídos em quatro grandes áreas:

B2.1_ Mudanças climáticas e crise de recursos

Estudo da reconfiguração e adaptação do território e da cidade para enfrentar o desafio climático e a redução da disponibilidade de recursos energéticos e materiais, resiliência e sustentabilidade ambiental em cada escala espacial de aproximação:

_ quanto à escala territorial: transporte e mobilidade; paisagem verde / azul e infraestrutura; boas práticas e propostas inovadoras de planejamento ambiental e ordenamento do território; modelos de turismo e suas consequências territoriais; agroecologia e agricultura de proximidade; patrimônio e projeto territorial.

_ quanto à escala urbana: reabilitação urbano-ecológica da cidade (novos modelos urbanos); acessibilidade versus mobilidade (proximidade e walkability); regeneração / renaturalização da cidade; boas práticas e propostas inovadoras de adaptação às mudanças climáticas em escala urbana; recursos patrimoniais e desenvolvimento local.

_quanto à escala local: reabilitação urbano-ecológica; desenho urbano bioclimático, boas práticas e propostas inovadoras de adaptação às mudanças climáticas na escala do desenho urbano; salubridade urbana em bairros.

B2.2_ Desigualdades urbanas e segregação sócio-espacial

Análise e intervenção desde o reequilíbrio urbano, justiça socioespacial, integração urbana, inclusão social e reequilíbrio urbano-territorial

_ quanto à escala territorial: modelos territoriais de reequilíbrio territorial; boas práticas e propostas inovadoras de ordenamento supra-municipal e ordenamento do território para reequilíbrio territorial e coesão social; modelos de turismo e suas consequências socioespaciais; fronteiras e migrações; pobreza, vulnerabilidade e risco socioambiental, vulnerabilidade energética; territórios ativos e desenvolvimento de base local.

_ quanto à escala urbana: cidade dos cidadãos, cuidado e proximidade; risco, vulnerabilidade urbana e segregação socioespacial (exclusão residencial, pobreza energética, áreas desfavorecidas, elitização / gentrificação); novos modelos para a cidade pós-COVID-19; regeneração urbana integrada; boas práticas e propostas inovadoras de planejamento urbano na cidade consolidada; integração urbana e proximidade.

_quanto à escala local: análise e intervenção em bairros vulneráveis ​​e / ou precários; regeneração urbana integrada de bairros (boas práticas e instrumentos); bairros e comunidades resilientes, inclusivas e seguras (perspectiva de gênero e diversidade); novos modelos pós-COVID-19 no desenho urbano e / ou reorganização de bairros.

B2.3_ Governança e participação

Análise da governança urbana e territorial, bem como da relação entre os diferentes agentes públicos e privados, o terceiro setor e os cidadãos.

_ quanto à escala territorial: boas práticas de gestão para a transição para um território mais equilibrado e resiliente; ferramentas inovadoras de gestão / governança territorial a partir da integração de agentes e coordenação administrativa.

_ quanto à escala urbana: ferramentas inovadoras de gestão / governança urbana a partir da integração de agentes e coordenação administrativa; participação cidadã na intervenção na cidade (do planejamento à implementação das propostas e avaliação dos resultados).

_quanto à escala local: ferramentas inovadoras de gestão / governança a partir da escala de proximidade (bottom-up), participação cidadã nos bairros (gestão cotidiana).

B2.4_ Bloco transversal: Novas tecnologias na análise e projeto do território e da cidade

Nesta secção específica serão recebidas as contribuições nas quais é dada uma atenção especial ao papel das novas tecnologias no urbanismo, planejamento e gestão da cidade e do território, numa perspectiva crítica sobre as contribuições e limitações destas nas diferentes escalas espaciais.

Universidade Federal do Paraná
XIV Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo – XIV SIIU Madrid | Curitiba 2022

PPU | UFPR - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Bloco 1 - Centro Politécnico - Jardim das Américas
81531-970 | Curitiba |