Data: 25/06/2022
HORÁRIO: 9H
ORGANIZAÇÃO E CONDUÇÃO:
• Profa. Joseli Maria Nunes Mendonça e Grupo AfroCuritiba da UFPR
CURRÍCULO:
Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008- Bolsista CAPES). Pós-Doutorado em Geografia e Sexualidades na University of Brighton (2015- Bolsista CAPES). Pós-doutorado em 2018 na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho em Presidente Prudente, desenvolvendo pesquisa sobre a interpretação decolonial sobre gênero e sexualidades na produção científica geográfica brasileira. É docente do Ensino Superior desde 1990. Atualmente é pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG (Mestrado e Doutorado). Editora chefe da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero desde 2010. Desde 2003 coordena o Grupo de Estudos Territoriais e com trabalhos extensionistas participa da ONG Renascer direitos humanos LGBT desde 2006. É representante do Brasil na União Geográfica Internacional – Seção Gênero desde 2011 e é membro da Comissão de Coordenação da Rede Ibero-Latinoamericana de Geografia Gênero desde 2010. Bolsista PQ-2 CNPQ. Organizou 10 obras na área de Geografias Feministas e das Sexualidades no Brasil e é uma das organizadoras do “The Routledge International handbook of Gender and Feminist Geographies” elaborado com pesquisadores da Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia e Índia.
FILIAÇÃO: Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Departamento de História
Título: Mulheres, precariedade e moradia – Online
Data: 25/06/2022
HORÁRIO: 15H
MODERADORA E DEBATEDORA:
• Profa. Maria Carolina Maziviero
CURRÍCULO:
Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano PPU-UFPR. Arquiteta Urbanista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/2003), mestre (2008) e doutora (2013) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, FAUUSP, com estágio doutoral no Institute of Urban and Regional Development da Universidade da Califórnia, Berkeley. Trabalha com questões de produção social do espaço, segregação urbana, movimentos sociais urbanos, ativismo e produção do comum. Integra a coordenação nacional do projeto BrCidades, e colabora com a Campanha Nacional Despejo Zero.
FILIAÇÃO: Universidade Federal do Paraná, DAU UFPR e PPU UFPR; Grupo de Investigação CNPq CUAL – Comum Urbano na América Latina; integrante do projeto Brcidades)
CONVIDADAS:
• Maria das Graças de Jesus Xavier
CURRÍCULO:
Mulher negra e feminista. Atua desde os 14 anos na Pastoral de juventude da Pastoral da Região Ipiranga (Igreja Santa Angela). Uma das principais lideranças da Pastoral da Moradia da Região Sudeste. Em 05 de janeiro de 1990 conquistou sua Moradia através de Mutirão e Autogestão na Associação dos Movimentos de Moradia da Região Sudeste. Firmou o compromisso de continuar na luta para contribuir com a população sem acesso ao direito à moradia. É Bacharel em Direito, especialista em direitos humanos e políticas públicas. Coordenadora da União Nacional por Moradia Popular e Red Mulher e Habitat da América Latina e Caribe, Fellow Social Ashoka Brasil.
FILIAÇÃO: Liderança da Pastoral da Moradia da Região Sudeste • Ceniriani Vargas da Silva
FILIAÇÃO: Coordenadora Estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia – RS, Presidenta da Cooperativa de Trabalho e Habitação 20 de Novembro
• Karla Fabrícia Moroso dos Santos de Azevedo
CURRÍCULO:
Arquiteta e Urbanista, especialista em Direitos Humanos, mestre e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PROPUR-UFRGS, Diretora Executiva do CDES Direitos Humanos, organização não governamental, que atua, desde 2011 com o tema dos Conflitos Fundiários Urbanos e da regularização fundiária e integra a coordenação do Fórum Nacional de Reforma Urbana. Desde 2015 integra a equipe do escritório AH! Arquitetura Humana, a partir do qual desenvolve atividades de assessoria técnica de habitação de interesse social, desenvolvendo projetos habitacionais junto às comunidades e movimentos sociais organizados.
FILIAÇÃO: Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PROPUR-UFRGS
RELATORA:
• Amanda Finatto Dal Molin
CURRÍCULO:
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter (2013), especialização em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela Uninter(2016), Participa da pesquisa [Leituras Feministas], um projeto realizado pelo Observatório de Estudos Feministas em Arquitetura e Urbanismo – Amar.é.linha – com apoio do Coletivo Arquitetas Invisíveis. Compõe o GT Gênero Raça e Classe do Projeto BrCidades.