Menu

Pré-evento 3

NOME: Mesa “Cidades e Arquiteturas na América Latina: O Decolonial em Perspectiva Crítica”

DIA 20/06

HORÁRIO: 19H

PALESTRANTES:

  • Nilce Cristina Aravecchia Botas
    • FILIAÇÃO: Universidade de São Paulo (USP), Professora da FAU USP, Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina
    • CURRÍCULO: Arquiteta (2000), Mestre (2005) e Doutora (2011) pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU USP, onde desempenha atividades pedagógicas, acadêmicas e administrativas. Desenvolve pesquisas sobre arquitetura, urbanismo, planejamento e história urbana no Brasil e na América Latina, com ênfase nos temas: subdesenvolvimento, marginalidade e colonialidade em sua relação com os processos de urbanização e as questões urbanas contemporâneas; produção habitacional pública; industrialização e técnicas construtivas; autoconstrução; instituições de habitação e planejamento; formação e circulação de técnicos e intelectuais; projetos experimentais de habitação. É autora de Estado, arquitetura e desenvolvimento: a ação habitacional do Iapi (Fap Unifesp, 2016). É pesquisadora do Laboratório para Outros Urbanismos (LabOutros FAU USP) e líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL)
  • Andreia Moassab
    • FILIAÇÃO: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)/MALOCA, programas de pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolmento e em Integração Contemporânea da América Latina
    • CURRÍCULO: Arquiteta e urbanista, mestre e doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Em 2007/08 fez seu estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), sob orientação do prof. doutor. Boaventura de Sousa Santos. Em seus artigos científicos tem abordado direito à moradia, direito ao território, feminismo, racismo, inserção social da tecnolobia e patrimônio histórico. Desde 1992 trabalha com planejamento urbano e desenvolvimento regional, tendo coordenado projetos em diversas partes e biomas do Brasil Trabalhou com regularização fundiária na CDHU-Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (1996-2001). Nos anos 2000 se dedicou também a estudos de arte contemporânea, tendo desenvolvido trabalhos próprios em arte digital, performance e vídeo, além colaborar em grandes projetos como arte/cidade e amazing amazon. Em Cabo Verde (África) foi consultora do MDHOT – Ministério do Desenvolvimento, Habitação e Ordenamento do Território – e das Nações Unidas. Foi coordenadora de investigação [pesquisa] do Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território da Universidade de Cabo Verde (2009-2012) e docente do departamento de Ciência e Tecnologia. Integra o conselho editorial científico da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação INTERCOM. É parecerista ad hoc do processo de avaliação e seleção de periódicos da coleção SciELO Brasil (2014 e 2016). Em 2016, integrou equipe de especialistas para os diálogos “Harmonia com a Natureza”, cujo relatório subsidiou a 71a Assembleia Geral das Nações Unidas. Atualmente é professora do curso de arquitetura e urbanismo e dos programas de pós-graduação em políticas públicas e desenvolvimento e em integração contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA/Brasil). Desde 2012 tem participado ativamente da consolidação do UNILA, tendo atuado como suplente do Conselho Universitário e da Comissão Superior de Extensão. Foi também coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da UNILA [2013-15], responsável pela elaboração de seu primeiro projeto pedagógico. É líder do MALOCA – Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arquiteturas e Urbanismos do Sul. É autora do livro “Brasil Periferia(s): a Comunicação Insurgente do Hip-Hop” (Educ/Fapesp, 2011), finalista do prêmio Jabuti 2013, na categoria ciências humanas. É autora, com Egon Vetorazzi, do livro “Morar na Barranca” (Edunila, 2019) e organizou, com Leo Name, o livro “Por um Ensino Insurgente em Arquitetura e Urbanismo (Edunila, 2020), considerado o segundo melhor livro de 2021 em ciências sociais aplicadas, pela ABEU – Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

MEDIADOR: Prof. Celine Veríssimo

  • FILIAÇÃO: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) DALE/UFBA
  • CURRÍCULO: Arquiteta pela Escola Superior de Tecnologias Artísticas de Coimbra-ARCA/ETAC, mestre em Arquitetura Sustentável pela Universidade de Chiba (Japão), doutora pela The Bartlett Development Planning Unit – University College London. Realizou pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento. É vice-líder do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – MALOCA/UNILA e integrante do grupo de pesquisa ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, vinculado à UFBA.

RELATORIA: Prof. Murad Jorge Mussi Vaz

  • FILIAÇÃO: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) DALE/UFBA
  • CURRÍCULO: Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pós-doutor em Arquitetura pela FA Ulisboa e em Geografia pela Eduardo Mondlne, Maputo. Professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR. Pesquisador vinculado ao DALE-UFBA- Decolonizar a América Latina e seus espaços. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Geografia Urbana, com ênfase em projetos integradores de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve, anualmente, oficinas sobre o papel social da arquitetura e urbanismo em Maputo, MOZ. Atua, principalmente, nos seguintes temas: papel social do arquiteto urbanista, urbanidade, espaço urbano, interface edifício e cidade, arquitetura e cidades moçambicanas, intersecção entre raça, gênero e cidade, e espaço público.

 

LINK YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=vCOZYDBcBdo

Universidade Federal do Paraná
XIV Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo – XIV SIIU Madrid | Curitiba 2022

PPU | UFPR - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Bloco 1 - Centro Politécnico - Jardim das Américas
81531-970 | Curitiba |
siiucuritiba@ufpr.br
(41) 3361-3702
Universidade Federal do Paraná
XIV Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo – XIV SIIU Madrid | Curitiba 2022

PPU | UFPR - Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Bloco 1 - Centro Politécnico - Jardim das Américas
81531-970 | Curitiba |
siiucuritiba@ufpr.br
(41) 3361-3702

Editora UFPR nas Redes Sociais


Editora UFPR nas Redes Sociais